Bem-vindos

Este é um Blog feito por psicólogos que acreditam no ser humano.
Participe dê sua opinião, comente nossos textos.

Pesquisar este blog

14.11.09

Fazer ou não fazer Psicoterapia?


Psicoterapia não é remédio para todos os males, mas sim um recurso fantástico de mudança de comportamento para algumas questões. Ela deve ser vista como processo, ou seja, para resolver algum problema ou sofrimento serão necessárias algumas etapas que podem variar de acordo com cada pessoa. Algumas fazem terapia por alguns meses, outras anos, outras podem até se beneficiar de uma ou duas sessões.

Essas etapas envolvem:
Autoconhecimento, "que razões tenho para me comportar dessa ou daquela maneira?", "Se sofro tanto com esse tipo de escolha, porque escolho isso sempre?";
Risco, "como fazer diferente?", "será que as pessoas vão continuar a me tratar dessa maneira se eu mudar?", "eu sempre fui assim, tenho medo de mudar!";
Mudança, "me sinto renovado por agir dessa nova maneira!", "algumas pessoas dizem que mudei muito, mas sinto-me feliz!";

Mudar exige tempo, dedicação e resistência à frustração. Quando sofremos e queremos mudar, nem sempre as mudanças tornam-se efetivas em pouco tempo. Durante um tempo muito individual, mesmo agindo de maneiras novas e melhores, voltamos aos padrões antigos de comportamento.

Se decidir pela psicoterapia aproprie-se de que ela é um processo!

Carpe Diem!

Um comentário:

  1. Psicoterapia é um serviço como tantos outros, sendo assim considero que deve ser tratado como os demais serviços. Procuramos um médico quando precisamos, um dentista quando há a necessidade, ou seja, a procura por psicoterapia deve ocorrer quando sentir-se a necessidade. Quando um problema parecer maior do que é! Quando for necessário tomar uma decisão e não sabe que caminho seguir! Quando as emoções parecerem estar fora do controle! Quando as relações interpessoais estiverem conflituosas! Estes são exemplos de situações que podem ser indicativas de uma terapia. Mas como o Maier comentou Psicoterapia não é remédio para tudo, e sim um processo de crescimento pessoal!

    ResponderExcluir

Translate